Quem sou eu

Minha foto
Sou mãe, flautista, e amo escrever!

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Santidade sim! Ritualismos vazios, não!

O que é ser santo? O que define santidade?

Etmologicamente santo é separado. Em algumas religiões pessoas reconhecidas por virtudes especiais podem receber oficialmente o título de Santo. No protestantismo, onde não há nenhum processo de canonização, a palavra define mais genericamente qualquer pessoa que é cristã.





E no meio cristão, é engraçado como algumas pessoas se julgam mais santas do que outras. Rotulam, condenam, criticam o irmão...acreditando que certos bons comportamentos lhes garantem a entrada no céu.


Frequentar as reuniões da igreja pra cumprir tabela é perder tempo. é o famoso "pra inglês ver". Mas infelizmente, muitos quês diz cristãos, freqüentam as reuniões públicas para serem vistos por seus pares, família e comunidade religiosa a que pertencem.
Levantam as mãos nas reuniões, sorriem amigavelmente para todos, aparentando uma aura de santidade que não corresponde ao interior bolorento que carregam dentro de si.

E é por essa mentalidade que o antigo crescimento dos cristãos se perdeu, virando inchaço e adesão em muitos casos.
Por causa disso também, um sem número de igrejas promove todo tipo de atividades que nada têm a ver com a adoração verdadeira e genuína a Deus ou com a santidade que Deus tem em mente quando nos pede que sejamos santos porque Ele é santo.

É por esse pensamento e outros do tipo que muitos cristãos estão vivendo um Evangelho pesado, sem vitalidade, sem alegria, cheios de obrigações e de medo do inferno.

Sinceramente não consigo ver celebração da fé em muitas das faces cristãs. Parece que alguns dos meus irmãos estão oprimidos, sentindo-se pressionados por um padrão de santidade que me parece mais humano que divino.


É fácil ser santo no recôndito das quatro paredes eclesiásticas, durante um culto de celebração onde todos levantam as mãos aos céus, cantam e oram.  Difícil é viver o Evangelho sem os vícios da religião. O Evangelho que não precisa da muleta dos rituais pra sobreviver.

Ser santo é separar-se pra Deus diariamente. É saber que toda a sua vida está com Ele e nELe.
Viver em santidade é saber que se sua vida está nEle; vc não precisa se preocupar em mostrar-se justo, limpo, bom, "santinho", religiosamente correto. 

Você não precisa fazer força pra que a santidade esteja em você. Estar em Cristo implica em santidade, porque a santidade em nossa vida é produzida por Ele; por sua presença.

!!!Ai que preguiça dessa busca louca pela "santidade"...!!!



Ass: Sal, em busca do cristianismo real, aquele do dia-a-dia, de carne e osso.. sem ritualismos embrenhados de paganismo histórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário